Professora de História, Geografia e Sociologia: Mestre em Ciências Ambientais

  Há trinta anos venho desenvolvendo vários projetos pedagógicos, de iniciação científica  e atividade de campo  realizado em sala de aula, oficinas de produção de maquetes, percepção ambiental no meio ambiente, visita á exposição, fazendas, centros culturais, fábricas ou  museus. E com a finalidade de promover o desempenho dinâmico da aprendizagem  escolar, coordeno projeto interdisciplinar que visa desenvolver habilidade de leitura, escrita, reflexão e gerar a práxis (aprender a aprender). Ao observar e acompanhar o desempenho dos alunos por meio de avaliação diagnóstica. Planejo atividades lúdicas e  diversificada com intenção de gerar clima favorável a reflexão e mediar o desempenho das competências  e habilidades necessárias a aprendizagem. As experiências de Iniciação Científica proporcionou aos alunos participação em seminário de iniciação científica junior, complementando as experiências de aprendizado.
  O resultado da tese de mestrado em Ciências Ambientais foi publicada com o título: "A Percepção Ambiental do rio das Antas em Taubaté SP:  um projeto de Educação Ambiental." em 2012 pela editora CRV Curitiba PR." Prêmio ANA gota de água de cristal em 2010.
 A continuidade de projeto de estudo socioambiental e percepção de bacia hidrográfica foi realizada em cidades da região metropolitana do Vale do rio Paraíba do sul e litoral Norte para   faixa etária  diversa e também com oficinas para professores e comunidade. Recebi diversos prêmios pelo desempenho de Projetos de Iniciação Científica e Percepção Ambiental de bacia hidrográfica.

Nenhum comentário:

A falta de umidade do ar e poluição que atinge o Vale do Paraíba é devido á:

Mundo

Desmatamento

Visita à Casa do Figureiro

Visita à Casa do Figureiro
Professora Lucia Helena e alunas